Como será o clima no Brasil em maio? Inmet dá a letra!

Como será o clima no Brasil em maio? Inmet dá a letra!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta semana a previsão do tempo para o mês de maio no Brasil

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Whatsapp!

O Inmet prevê chuvas acima da média em extensas áreas das regiões Norte e Sul, além do leste da Região Sudeste. Isso é atribuído à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao aquecimento do Atlântico Tropical.

No entanto, áreas como o extremo-norte e sul da Região Norte, norte da Região Nordeste, Região Centro-Oeste e interior da Região Sudeste podem enfrentar chuvas próximas ou abaixo da média.

Para a safra de grãos 2023/24, o Inmet destaca níveis de umidade adequados no solo na região do Matopiba. Prevê-se chuvas próximas ou acima da média em maio de 2024, o que poderá beneficiar ainda mais a produtividade agrícola nessa área.

Porém, espera-se uma redução da chuva em áreas do interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino, o que pode afetar os níveis de umidade do solo em algumas regiões.

Quanto às temperaturas, espera-se que fique acima da média em grande parte do país, variando entre 20ºC e 26ºC em diferentes regiões, com algumas áreas de maior altitude registrando temperaturas mais baixas.

Regiões com maior chance de chuvas acima da média

Norte: Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima

Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná

Leste do Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo

Nordeste: Rio Grande do Norte e Paraíba

Regiões com chuva próxima ou abaixo da média, segundo o Inmet

Extremo norte e sul da Região Norte

Norte da Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Interior da Região Sudeste

Centro-norte do Paraná

Impacto na safra

Região do Matopiba: Previsão de chuva próxima e acima da média, beneficiando o desenvolvimento das lavouras de primeira e segunda safra.

Semiárido nordestino: Redução da chuva a partir de maio, podendo afetar áreas do norte de Minas Gerais, centro da Bahia, sul do Tocantins, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Regiões Sul, leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul: Acúmulo de chuva acima da média, favorecendo o manejo e desenvolvimento das safras, mas podendo interromper a colheita em algumas áreas.

Oeste do Paraná: Possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, afetando o desenvolvimento dos cultivos.

O post Como será o clima no Brasil em maio? Inmet dá a letra! apareceu primeiro em Canal Rural.

Tags :

Share this :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *